Tratamentos

ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS

A estratégia inicial do tratamento para usuários de álcool e outras drogas é a desintoxicação. Para muitos pacientes a abstinência estimula a adesão e o sucesso do tratamento. Pesquisas indicam que a melhora começa a ser sentida após três meses de abstinência.

O tratamento está organizado a partir de combinação dos seguintes componentes:

Tratamento Profissional Especializado:
Seminários, curso de prevenção de recaídas, entrevista motivacional, psicoterapia individual e em grupo com psiquiatra e psicólogo, unidade de desintoxicação (Internação). O nosso referencial teórico e prático esta na prevenção de recaída; terapia cognitiva comportamental, além de técnicas e postura de entrevista motivacional. Procuramos seguir os 13 princípios do NIDA (National Institute on Drug Abuse), além de fundamentos dos 12 passos.

Estrutura de Apoio: Contamos com apartamentos individuais, duplos e alojamentos, todas com suítes com ar-condicionado, frigobar, e TV a cabo, centro poli - esportivo (academia, campo de futebol, piscina, quadra de vôlei), salão de jogos, sala de vídeo e biblioteca. Veja nossas Instalações.

ASPECTO MOTIVACIONAL

Sabe-se que o sucesso de qualquer tratamento depende da motivação para a mudança e da capacidade da equipe em suscitá-la ao paciente. Aqueles que chegam para o tratamento em virtude de pressões familiares ou do ambiente de trabalho podem ser motivados e apresentar êxito no tratamento.

Os pacientes durante a terapia se motivam para mudanças. Aprendem a evitar recaídas. Desenvolvem habilidades que contribuem para sua reintegração social e a resolução de seus problemas pessoais.

O monitoramento do consumo é fundamental, uma vez que a recaída é um fator de risco importante para o abandono do processo terapêutico. O Centro Terapêutico Villa Vita foi projetado para tratar a dependência química com o rigor na entrada e saída de pessoas estranhas ao serviço. Assim como há um monitoramento com QuickScreen (exame de urina).

Objetivo

Atender de forma diferenciada o dependente químico e suas comorbidades, em um ambiente acolhedor, com áreas de lazer, espaço para atividades sócio-culturais e esportivas.

Promover estratégias terapêuticas, nas quais sejam respeitadas as individualidades de cada paciente.

O referencial terapêutico é baseado nos princípios do NIDA (National Institute on Drug Abuse). na terapia cognitiva comportamental, entrevista motivacional, prevenção de recaídas e nos fundamentos do 12 passos.

Sabemos que a dependência química não afeta somente o usuário, mas também seus familiares. Procuramos aproximar os familiares dos pacientes ao processo terapêutico.