Aumenta o número de pessoas com transtornos por uso de drogas e álcool

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), em 2021, registrou 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. 

Infelizmente, é uma realidade que retrata um aumento representativo no número de pessoas com transtornos relacionados em muitos lugares do mundo. 

Existem várias razões para isso, incluindo mudanças sociais, econômicas e políticas, bem como o aumento do acesso. Algumas das principais causas desse aumento incluem alguns fatores como podemos ver aqui no nosso texto de hoje.

Pressão social relacionados a drogas e álcool

A pressão social pode ser uma grande influência no uso de drogas e álcool, especialmente entre os jovens. O desejo de se encaixar em um grupo ou de parecer “legal” pode levar muitas pessoas a experimentar drogas e álcool.

Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade podem levar muitas pessoas a procurar formas de escapar da realidade. Drogas e álcool podem parecer uma maneira fácil de lidar com esses sentimentos, mas, na realidade, podem piorar a situação.

Acesso fácil

A disponibilidade de drogas e álcool tornou-se cada vez maior nos últimos anos. Isso inclui não apenas drogas ilícitas, mas também medicamentos prescritos que podem ser abusados.

É importante ressaltar que o aumento do número de pessoas com transtornos relacionados ao uso de drogas e álcool não é uma questão isolada. Essa tendência pode ter impactos significativos na saúde física e mental das pessoas afetadas, bem como na sociedade como um todo. Por isso, é importante buscar tratamento e apoio para aqueles que estão lutando contra esses problemas.

Ajuda e reabilitação

Com o diagnóstico de doença comprovado para dependentes químicos, diversos meios de tratamentos e acompanhamentos podem ser realizados. Dentre eles, as clínicas de recuperação. 

Por proporcionar um ambiente mais seguro, sem acesso a substância, e se conseguir ter um controle melhor dos sintomas de abstinência, muitas vezes as clínicas de recuperação serão as opções mais recomendadas. Os dependentes podem ser acompanhados de perto e com as devidas precauções e necessidades.

A importância da clínica de recuperação para dependentes químicos é notória quando se analisa o tratamento adequado aos problemas apresentados.

Nós podemos ajudar você

A Villa Vitta pode ajudar você, converse com a nossa equipe que terá o prazer em ajudar você. Para maiores informações, entre em contato conosco. Conheça mais sobre os nossos serviços, tratamentos e atendimento individualizado para a sua internação  ou de um ente querido.

Leia também: Dúvidas Sobre Tratamento de Dependência Química